Fisioterapia Manipulativa

A Fisioterapia Manipulativa Musculoesquelética ou Terapia Manual Ortopédica é uma área de especialização da Fisioterapia que lida com o manejo de condições neuro-musculo-esquelética, embasada no raciocínio clínico, usando abordagens de tratamento altamente específicas incluindo técnicas manuais e exercícios terapêuticos. Segundo definição da IFOMPT (International Federation of Orthopaedic Manipulative Physical Therapists).

A manipulação vertebral começou a estar mais presente na Fisioterapia no princípio do século XX na Inglaterra. Em 1974 um grupo de Fisioterapeutas pioneiros fundou a IFOMPT (Federação Internacional de Fisioterapeutas Manipulativos Ortopédicos) o que proporcionou um grande impulso ao desenvolvimento da especialidade. No entanto os primeiros relatos do uso da manipulação vertebral no ocidente provêm do Grego Hipócrates 400 AC.

Fisioterapia Manipulativa é descrita como qualquer procedimentos manuais ou mecânicos especializados usados num esforço para afetar o alinhamento, o movimento ou a função de articulações da coluna e a sua relação com o sistema muscular e nervoso. Os procedimentos constituem o esteio da Quiropraxia, massagem e fisioterapia. As sessões podem ser completadas com o exercício, modalidades de fisioterapia, e as recomendações nutricionais. Reivindicações feitas para os benefícios de ajustes da coluna vertebral, articulares e musculares variam de efeitos analgésicos para aliviar a dor ou temporárias para o bem-estar a longo prazo e cuidados preventivos.